Conjuntivite, Terçol – Causas, Sintomas e Tratamento

Causas, Sintomas e Tratamento da Conjuntivite e Terçois

Conjuntivite, Terçol – Causas, Sintomas e Tratamento

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Terçol ou hordéolo consiste na inflamação das glândulas Zeis e Mol, instala-se mais na borda da pálpebra perto dos cílios e apresenta os sinais de dor, rubor e calor, típicos de infecção provocada por bactérias e, em geral, drena e desaparece espontaneamente.

Dor nos olhos, particularmente após a exposição á luz forte (fotofobia), é comum em muitas doenças virais, como resfriado, e desaparece á medida que a infecção melhora.

Queimação, coceira e secreções oculares podem indicar conjuntivite ou olho vermelho, com inflamação da membrana que reveste o olho e a superfície interna das pálpebras.

A inflamação pode ser causada por um agente irritante no ar, alergia, infecção viral ou bacteriana. As infecções bacterianas e algumas infecções virais são potencalmente sérias, mas ocorrem com menor frequência.

A poluição ambiental pode causar irritação e coceira e, em alguns casos, chega a simular os sintomas da conjuntivite.

O tratamento indicado nesses dois casos são: Em primeiro lugar procurar um médico ou especialista no assunto, e depois, tomar algumas precauções.

1- Evitar a exposição da luz solar;

2- Utilizar óculos escuros;

3- Protetores oculares no trabalho;

4- Preferir ambientes com ar condicionado para filtrar o ar;

5- Evitar águas com cloro, principalmente, em piscinas.

6- Manter o olho sempre limpo, lavando com água filtrada.

As infecções no olho nem sempre causam febre.

No caso de conjuntivite e terçol o médico examinará a visão, os movimentos dos olhos, as pálpebras e a reação das pupilas á luz. O Oftalmologista pedirá exames para possível diagnóstico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation